A chave para o sucesso da sua empresa está em ter um bom planejamento estratégico. No mundo dos negócios, por mais simples que pareça uma tarefa, é importante estabelecer um plano, ou seja, definir o que deseja alcançar e por meio de quais ações específicas.

Ele se traduz em um guia que lhe dirá qual caminho seguir ou quais decisões tomar para atingir cada uma de suas metas e objetivos.

A seguir convidamos você a conhecer seu conceito, seus elementos e quais são as ferramentas de planejamento estratégico que você pode usar em sua empresa.

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é um método de tomada de decisão cujo objetivo é manter uma realidade ou transformá-la em outra mais desejável. Isso pode ser feito distribuindo recursos, minimizando custos, maximizando lucros e mantendo o equilíbrio.

A estratégia deve estar orientada para conhecer a situação externa (oportunidades e ameaças) e interna (forças e fraquezas) de um negócio. O propósito é identificar e enfrentar os obstáculos que possam surgir no início e durante a execução dos planos.

Elementos do planejamento estratégico

Um planejamento estratégico correto deve ter:

Metas

Em qualquer planejamento empresarial devem existir metas, sejam elas de curto, médio e/ou longo prazo. Todas as pessoas da sua equipe devem saber qual é esse objetivo que está sendo perseguido. Isso ajuda a manter o foco e unir todos os esforços em direção a um objetivo comum.

Estudo da concorrência

O estudo da concorrência serve para conhecer as oportunidades, forças, ameaças e fraquezas, bem como qualquer outra informação importante da sua concorrência. A partir deste estudo, é possível estabelecer estratégias voltadas para ganhar uma vantagem competitiva.

Análise de recursos

Os recursos são os bens tangíveis ou intangíveis que uma empresa possui, estes podem ser econômicos, humanos, tecnológicos. Ao planejar estrategicamente, é importante saber quais recursos estão disponíveis para viabilizar o cumprimento dos objetivos.

Avaliação do processo

A avaliação é uma das etapas mais importantes do planejamento estratégico. Trata-se de uma análise que permite conhecer a eficácia do planejamento desenhado a partir dos objetivos, das atividades e do funcionamento geral da equipe.

Sem dúvida, a avaliação permite detectar erros de execução que podem ser corrigidos para evitar perda de tempo e dinheiro.

3 Ferramentas de planejamento estratégico

Geralmente, o planejamento estratégico é implementado por meio de ferramentas e técnicas que permitem a execução de cada uma das seguintes etapas do processo: 

– Discussão sobre como são concebidos atualmente na organização, sua missão, visão, objetivos e estratégias.

– Auditoria externa: oportunidades e ameaças que o ambiente representa para a organização.

– Auditoria interna: pontos fortes e fracos da organização, enfrentando as oportunidades e ameaças do ambiente, para cumprir a missão e alcançar os objetivos.

– Redefinição ou afirmação da missão.

– Definição de objetivos, metas, estratégias e políticas.

– Atribuição de recursos para implementar as estratégias e políticas.

– Medição e avaliação de resultados.

Nesse sentido, as principais ferramentas do planejamento estratégico são:

1 – Filosofia de gestão empresarial

A filosofia de gestão empresarial compreende os aspectos que caracterizam uma empresa e a diferenciam das demais, sendo composta por três elementos: missão, visão e valores.

Então, para criar sua filosofia de gestão escreva cada elemento de forma simples, clara e concisa. Portanto, desenvolva sua missão, visão, valores e objetivos de maneira participativa, envolvendo os principais atores de sua empresa.

2 – Análise SWOT

Em português, as siglas SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) significam: forças, oportunidades, fraquezas, ameaças. Sendo assim, as forças são os pontos fortes da sua empresa, ou seja, aqueles que destacam o seu negócio e fazem parte da sua proposta de valor.

Oportunidades são fatores externos que beneficiam sua empresa e facilitam o cumprimento de seus objetivos. Por outro lado, os pontos fracos são caracterizados por serem aspectos negativos que devem ser identificados, analisados ​​e melhorados ao longo do tempo.

Ameaças representam obstáculos externos à sua empresa que prejudicam a execução de sua estratégia e o cumprimento dos objetivos.

Veja também: Como usar a Análise SWOT no Planejamento Estratégico

3 – Análise das partes interessadas

A análise dos atores é uma ferramenta que serve para considerar os diferentes atores, tanto internos como externos, que têm um peso importante na tomada de decisões dentro da sua empresa.

A análise das partes interessadas é implementada em três partes:

Passo 1

Prepare uma proposta inicial de atores por brainstorming. Faça uma lista dos diferentes atores que influenciam positivamente ou negativamente os processos da sua empresa.

Passo 2

Classifique os atores de acordo com os seguintes critérios: funções, posição em relação ao seu objetivo, forte colaboração e coordenação e forma com que fornecem recursos.

Passo 3

Analisa os atores e avalia as situações em que existem relações dominantes de conflito ou posições de rejeição, dependendo dos incentivos ou mediações que podem ser utilizados ou propostos para melhorar os vínculos com os atores.

Saiba mais: Como evitar erros no Planejamento Estratégico da empresa

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