Planejamento Estratégico + Indicadores de Desempenho

Os indicadores de desempenho são instrumentos necessários para o planejamento estratégico de qualquer empresa, atendendo as atividades de avaliação e de monitoramento das organizações, bem como seus programas, políticas e projetos, permitindo o acompanhamento das metas e objetivos, identificando os avanços, permitindo a correção de problemas e analisando as necessidades de alterações.

Para o planejamento estratégico tornar-se mais eficiente, os gestores devem escolher os indicadores mais adequados, com informações que lhe permitam a tomada de decisões.

O que são os indicadores para o planejamento estratégico?

Os indicadores funcionam como base para que o planejamento estratégico espelhe a realidade da empresa, ao mesmo tempo em que permitem que o gestor possa acompanhar tudo o que está efetivamente ocorrendo dentro da empresa.

Podemos afirmar que os indicadores possuem duas funções básicas dentro do planejamento estratégico:

  • Como primeira função, os indicadores são as ferramentas utilizadas para descrever a situação da empresa em seus diversos aspectos, analisando o que está ocorrendo e realizando o acompanhamento da empresa;
  • A segunda função dos indicadores é descrever, através das informações tomadas ao longo da linha do tempo, permitindo que o gestor tenha meios de estabelecer proposições que possam valorizar ainda mais a empresa.

Com suas funções dentro do planejamento estratégico, os indicadores são utilizados para as seguintes atividades na administração empresarial:

  • Medir os resultados obtidos e gerenciar o desempenho da empresa;
  • Embasar a análise crítica dos resultados já obtidos pela empresa, permitindo tomar decisões mais acertadas para o futuro da empresa;
  • Contribuir para a melhoria contínua de todos os processos de gestão empresarial;
  • Facilitar o planejamento e o controle do desempenho nas atividades da empresa;
  • Viabilizar a análise comparativa do desempenho empresarial.

Como escolher e elaborar os indicadores para o planejamento estratégico?

Os indicadores devem ser escolhidos de forma a fornecer ao gestor todas as informações sobre a situação da empresa e seu desempenho ao longo do tempo, identificando sua trajetória e as perspectivas futuras.

Assim, os indicadores precisam contribuir para o cumprimento dos objetivos estratégicos da empresa, devendo se relacionar com as principais conclusões do processo de elaboração do planejamento estratégico, informando sobre os pontos fortes e fracos, sobre as oportunidades e ameaças.

Os indicadores devem ser feitos para medir a performance da empresa e não especificamente sua atividade, com o máximo possível de informações, de forma simples e de clareza perceptível, sem exigir muitas explicações.

Para completar sua função, os indicadores, no planejamento estratégico, devem permitir ao gestor fornecer subsídios para o processo de decisão e fixar as metas da empresa em curto, médio e longo prazo.

Os indicadores devem mensurar o desempenho da empresa tendo como base os elementos necessários para avaliar as principais variáveis para que a empresa possa alcançar seus objetivos, podendo tomar a decisão mais acertada com relação às ações exigidas na empresa para o seu crescimento e desenvolvimento.

Os indicadores e a cadeia de valor da empresa

Na administração empresarial a cadeia de valor pode ser definida como o levantamento de toda e qualquer ação ou processo exigido para cumprir com seus objetivos no mercado. Trata-se da representação das atividades empresariais, permitindo melhor visualização do valor agregado ao processo.

Os indicadores de desempenho indicam o que foi realizado, permitindo saber os esforços que serão exigidos para que a empresa possa alcançar os objetivos propostos, devendo ser embasados em economia de tempo e de recursos e oferecendo resultados eficientes e efetivos para o futuro da empresa.

A quantidade de indicadores de desempenho para o planejamento estratégico vai depender da necessidade da empresa. Não é preciso monitorar e controlar tudo e todo, ao mesmo tempo, mas sim selecionar os indicadores que espelhem a situação econômica e financeira da empresa.

Dentro desta visão, deve-se medir apenas o que seja importante e significativo. A quantidade de indicadores pode sofrer mudanças através da linha de tempo, acompanhando o amadurecimento da organização ao tratar as questões que envolvem sua performance e desempenho.

A empresa pode começar, no seu planejamento estratégico, com poucos indicadores, medindo os processos básicos, aumentando gradativamente à medida que tenha maior conhecimento sobre a situação da empresa, aprofundando a melhoria dos processos.

As medidas apresentadas nos indicadores precisam, contudo, mostrar-se úteis, oferecerem a visão completa para que o gestor possa tomar as decisões corretas. A medição deve ser dirigida para melhorar o desempenho, extraindo informações de qualidade, embasadas em fatos reais.

Como utilizar os indicadores de desempenho no planejamento estratégico?

Existem diversos tipos de indicadores para fornecer as informações, encaixando-se em categorias específicas, como podemos destacar a seguir:

  • Indicadores de produtividade, relacionados ao que a empresa está efetivamente produzindo através dos recursos existentes;
  • Indicadores de qualidade, que devem caminhar lado a lado com os indicadores de produtividade, ajudando a entender os desvios e a não conformidade que tenha ocorrido durante o processo produtivo;
  • Indicadores de capacidade, que medem a capacidade de resposta de um processo, como, por exemplo, a quantidade de produtos que a empresa consegue produzir durante determinado período de tempo;
  • Indicadores estratégicos, que auxiliam na orientação de como está a situação atual da empresa com relação aos seus objetivos estabelecidos anteriormente, indicado e fornecendo comparativos do cenário atual com relação ao que deveria ser.

É importante destacar que, ao começar a fazer uso dos indicadores para o planejamento estratégico, o gestor deve utilizar apenas os essencialmente necessários, trazendo informações que serão efetivamente aplicadas para o planejamento, evitando a perda de tempo com indicadores que não serão analisados no momento.

Além disso, a administração deve analisar a situação global da empresa, evitando o foco em determinados pontos, não se esquecendo dos processos que podem fornecer o diagnóstico total da empresa.

Os indicadores de desempenho só funcionam no planejamento estratégico ao se alinhar com todas as estratégicas da empresa, permitindo que o gestor possa acompanhar a empresa como um todo.

Ao aplicar os indicadores de desempenho em sua empresa para a elaboração do planejamento estratégico, o gestor deve contar com um sistema informatizado que lhe garanta a confiabilidade das informações. Procure nossos profissionais e garanta que sua empresa possa fazer o melhor uso do planejamento estratégico através dos indicadores necessários.

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