Planejamento estratégico aliado ao PMBOK

O PMBOK é uma publicação chamada “Guide to the Project Management Body of Knowledge”, ou “guia para o conjunto de conhecimentos de gerenciamento de projetos, que pode ser considerada como um divisor de águas na história da gestão de projetos.

A publicação é de autoria do PMI – Project Management Institute, o Comitê de Padronização do PMI.

Quando se fala de planejamento estratégico, embora o PMBOK tenha como objetivo abranger os principais aspectos contidos no gerenciamento de projetos, ele não deve ser confundido com uma metodologia.

O PMBOK é, na verdade, uma padronização para identificar e conceituar processos, áreas de conhecimento, ferramentas e técnicas.

Porque o PMBOK não é considerado uma metodologia?

O PMBOK é um conceito bastante divulgado atualmente, embora não forneça abordagens diferentes conforme cada tipo de projeto. Naturalmente, gerenciar um projeto de construção é algo totalmente diferente do gerenciamento de um projeto de softwares.

O que o PMBOK faz é fornecer uma visão geral, não contemplando as particularidades de linguagem restritas a cada organização e não apresentando modelos únicos de documentos que possam ser utilizados.

O PMBOK é, portanto, uma coletânea de melhores práticas, descrevendo o universo de conhecimentos para gerenciamento de projetos e, por sua importância, tornou-se um padrão que serve como fonte para as metodologias aplicadas em projetos.

O PMBOK estabelece que um projeto é um trabalho temporário, com começo, meio e fim determinados, buscando alcançar um resultado específico. Um projeto é executado por pessoas, dentro de recursos e limitações executados e controlados ao longo do seu tempo de duração, ou seja, é diferente de um processo industrial, já que esse é continuo e repetitivo.

Dentro dos conceitos do PMBOK, o gerenciamento de um projeto é a aplicação das habilidades, conhecimentos, ferramentas e técnicas com o objetivo de atender os requisitos da criação de um novo produto.

Assim, podemos entender um projeto através dos processos que o compõem, que são organizados em cinco grupos:

  • Iniciação;
  • Planejamento;
  • Execução;
  • Monitoramento e controle;
  • Encerramento.

Onde o PMBOK pode ser aplicado na empresa?

As práticas de gerenciamento de projetos incluídas no PMBOK podem ser aplicadas a qualquer tipo de projeto, independente de sua dimensão, do seu prazo ou orçamento e do pessoal envolvido em seu desenvolvimento.

O PMBOK pode ser, portanto, aplicado em qualquer área da empresa, promovendo diversos benefícios no gerenciamento de projetos, como, por exemplo:

  • Padronizando as atividades de gerenciamento do projeto;
  • Melhorando o fluxo de comunicação entre os envolvidos;
  • Reduzindo a negligência de atividades importantes;
  • Utilizando os recursos de maneira eficiente;
  • Controlando o andamento do projeto;
  • Fornecendo o tratamento otimizado de riscos e
  • Potencializando as chances de sucesso do projeto.

Áreas de conhecimento e utilidades do PMBOK

O PMBOK apresenta diversas áreas de conhecimento que podem ser aplicadas para gerar benefícios no desenvolvimento de um projeto, como podemos destacar:

  • Gerenciamento de compras, englobando os processos necessários para a aquisição de bens e serviços externos à empresa;
  • Gerenciamento da qualidade, oferecendo maior satisfação ao cliente e buscando avaliar, definir e gerenciar as expectativas para o melhor atendimento às exigências do cliente;
  • Gerenciamento de riscos, possibilitando maior assertividade para o projeto, monitorando e controlando os aspectos que possam trazer riscos;
  • Gerenciamento de escopo, realizando atividades para a entrega do serviço e estabelecendo critérios para determinar se o projeto foi completado;
  • Gerenciamento de custos, visando a redução de custo e o tempo de execução, melhorando a qualidade e o desempenho do seu desenvolvimento;
  • Gerenciamento de integração, definindo regras para unificação, consolidação, comunicação e integração de ações necessárias para a execução do projeto;
  • Gerenciamento de comunicações, confirmando a geração, distribuição, armazenamento, recuperação e destinação final das informações sobre o projeto;
  • Gerenciamento de recursos humanos, identificando e documentando funções do projeto, responsabilidades, habilidades necessárias e melhorando os relacionamentos;
  • Gerenciamento do tempo, administrando o tempo dentro do ambiente corporativo e criando estratégias para assegurar que o projeto será concluído no prazo previsto;
  • Gerenciamento das partes interessadas, identificando as pessoas ou empresas que podem afetar ou serem afetadas por uma decisão, atividade ou resultado do projeto.

O PMBOK, portanto, representa todo um universo de conhecimentos em gerenciamento de projetos, com um conjunto de práticas e recomendações compiladas através de inúmeras experiências realizadas em empresas de todos os tipos, ramos e tamanhos.

A união de conhecimentos e de experiências tem apresentado soluções práticas e simples para as mais diversa empresas e, por trazer tantas informações, o PMBOK é de grande importância para o sucesso de qualquer projeto.

Entre em contato com nossa empresa para saber mais detalhes sobre o PMBOK e como essa técnica pode ser útil para os projetos de sua empresa. O planejamento estratégico de seu empreendimento se tornará muito mais prático de ser implementado com essa ferramenta excepcional.


Começe hoje a organizar seu Planejamento Estratégico


Monte seus Canvas, SWOT e Plano de Ações com o Software Planest de forma gratuita!

WhatsApp chat Dúvidas pelo WhatsApp