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Planejamento Estratégico é um processo gerencial que se refere à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.
(CHIAVENATO, Idalberto. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. [S.l.]: Elsevier, 2004).

A administração estratégica é um processo envolvendo administradores de todos os níveis da organização, que formulam e implementam objetivos estratégicos.
(Bateman e Snell (1998)).

Já o Planejamento Estratégico seria o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas.
(MAXIMIANO, 2006).

O planejamento estratégico prevê o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Este é crucial para o sucesso da organização, e a responsabilidade deste planejamento assenta sobretudo nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é necessário tomar.
(Teixeira, 2015).

O planejamento pode ser dividido em três níveis:

– Planejamento estratégico;
– Planejamento tático;
– Planejamento operacional.

O estabelecimento de um planejamento estratégico de marketing envolve cinco atividades:
(Público (2008) Como Planejar e Executar uma Campanha de Propaganda).

– Definição da missão corporativa.
– Análise da situação.
– Formulação de objetivos.
– Formulação de estratégias.
– Implementação, feedback e controle.

A estratégia empresarial, existe uma relação entre visão, missão, objetivos, estratégia e valores.
(CARVALHO et. al. (2008)).

Segundo os autores a visão, missão, objetivos e valores permitem conhecer o “para onde quero ir” enquanto a restante estratégia permite resposta ao “por onde se pretende ir”.

O planejamento estratégico tem inicio quando o empresário faz o diagnostico de seu negócio como um todo, utilizando algumas metodologias como SWOT e PEST(PESTAL), a partir daí ele tem uma visão de como sua empresa está andando e tem uma ideia de onde ele realmente quer chegar.

Depois do diagnostico feito ele inicia no processo de definição da sua visão, missão, objetivos e valores. (*para onde quero ir).

Após definido sua visão e ele entender realmente qual é seu negócio, passamos para o passo de onde e como ele vai querer chegar no futuro (estratégico), fazendo dos mapas estratégicos com indicadores, e utilizando o FCA (fator, causa e ação) para os indicadores não alcançados (tático), assim mantendo seu plano em andamento com projetos e ações (5W2H e outros) para deixar seu negócio funcionando mensalmente (operacional). (*por onde se pretende ir).

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