Escolha uma Página

Você acabou de encerrar uma ligação com um cliente em potencial. Ele está interessado ​​em contratar seus serviços de consultor. Parabéns! Agora você precisa desenvolver uma proposta de consultoria para esse cliente.

Muitos clientes em potencial solicitam propostas antes de assinar o contrato. Por quê? Em suma, uma proposta de consultoria delineia sua relação de trabalho para que ambas as partes possam ficar alinhadas e entender as expectativas da outra. 

As propostas formalizadas no papel significam o início de uma importante relação entre você e seu cliente. Neste artigo, vamos explicar como escrever uma proposta de consultoria irresistível.

Como escrever uma proposta de consultoria

Saber como escrever uma proposta de trabalho clara e concisa é fundamental para conquistar novos trabalhos como consultor. No entanto, converse com seu cliente pessoalmente ou por telefone.

Você não pode escrever uma proposta de consultoria eficaz sem conversar primeiro com seu cliente em potencial. Então faça o possível para marcar uma reunião.

Proposta de amostra

As propostas de consultoria mais eficazes seguem uma estrutura lógica e envolvente. A seguir, algumas dicas.

1 – Saudação

Uma saudação personalizada diferencia sua proposta de outras genéricas. Quando você trata sua proposta como uma carta pessoal, é mais provável que os clientes em potencial confiem em você e desejem construir uma relação de trabalho. Para se referir ao cliente, use, por exemplo, “Sr.”, “Sra.” ou “Dr.”).

2 – Resumo

Considere esta seção como a introdução ou gancho de sua proposta. Resuma os desafios que seu cliente está enfrentando e que valor você pode fornecer por meio de seus serviços de consultoria. 

Nesta seção, você também deve agradecer ao seu cliente por procurá-lo. Além disso, dê a ele uma breve visão do que pode esperar do restante da proposta. Por último, descreva algumas metas ou objetivos principais do seu projeto de consultoria.

3 – Escopo do projeto

Esta seção é sobre o que você fará para alcançar as metas e objetivos descritos acima. A especificidade é a chave aqui. Por exemplo, se você está sendo contratado para revisar e analisar as estratégias de marketing de uma empresa, informe quais serão seus primeiros passos.

Se preferir descrever claramente o que fará pelo seu cliente, pode ocorrer um aumento do escopo. No entanto, não é indicado detalhar muito a sua proposta de trabalho. Assim você evita dores de cabeça mais tarde.

4 – Resultado

Esta seção descreve os “produtos” finais tangíveis e identificáveis ​​que você fornecerá ao seu cliente como resultado do projeto. Seguindo o exemplo acima, enquanto o escopo do projeto seria revisar e analisar as estratégias de marketing, suas entregas podem ser um documento de análise detalhada, uma apresentação de mudanças propostas ou até mesmo um novo plano de marketing. (Os detalhes específicos variam de acordo com seu cliente e suas preferências e necessidades.)

5 – Linha do tempo

Esta seção é extremamente importante para definir expectativas e criar limites com os clientes. A parte do cronograma da proposta deve delinear datas e prazos específicos do projeto para diferentes partes da sua estratégia. 

Esteja você fazendo visitas ao escritório, elaborando documentos ou simplesmente enviando e-mails de acompanhamento, tente detalhar todas as datas possíveis em sua proposta. No mínimo, certifique-se de incluir o início e os prazos finais do projeto, e quaisquer marcos intermediários.

6 – Pagamento

Deixe bem claro quais são seus honorários de consultoria, o que eles incluem e como e quando você prefere ser pago. Se você recomendar o uso de um determinado portal de pagamento, inclua essa informação aqui. Da mesma forma, se você exigir um pagamento inicial ou uma estrutura de pagamento escalonado, não se esqueça dessas informações também.

7 – Por que escolher você?

Embora a proposta não deva ser focada em sua experiência como consultor, nunca é demais incluir uma pequena seção em que você explica por que o cliente deve escolher você. 

Mesmo que você tenha se apresentado durante sua ligação telefônica ou encontro presencial, em perspectiva inicial, você pode reiterar seus principais pontos fortes e qualificações aqui.

8 – Próximas etapas

Por fim, não se esqueça de incluir uma frase de chamariz forte em sua proposta de consultoria. Dê instruções claras nesta seção final para que os clientes saibam o que devem fazer. Por exemplo: falta apenas a assinatura do contrato para vocês começarem a trabalhar juntos?

Veja também: Por que o diagnóstico em consultoria é tão importante?

WhatsApp Dúvidas pelo WhatsApp