Se você pretende abrir uma empresa de consultoria precisa desenvolver o seu plano de negócios. E mesmo que você já tenha aberto uma empresa há pouco tempo, se ainda não fez o seu plano, faça hoje mesmo.
De fato, muitos empreendedores ignoram a importância dessa ferramenta. Trata-se de um documento usado para planejar todos os processos do seu negócio.
Portanto, a ideia é colocar no papel os objetivos e metas que você pretende conquistar daqui para frente. Além disso, o plano de negócios também pode ser utilizado como um guia de gestão estratégica para sua empresa.
Por onde começar a fazer o plano de negócios?
Comece resumindo o seu negócio através de um sumário executivo. Nessa parte você deve destacar os pontos mais importantes. Por exemplo:
– As principais características do plano de negócios resumidas em tópicos (qual é o produto ou serviço oferecido, valor cobrado, quem são os clientes, etc).
– Informações sobre a equipe de trabalho (experiência profissional e funções de cada um);
– Localização da empresa;
– Dados do negócio, missão e valores da empresa;
– Investimento inicial (valor aplicado para o início das operações);
– Áreas de atuação (setor de mercado que a empresa prestará serviço);
– Previsão de faturamento mensal (tempo que levará para recuperar o valor investido);
Erros que você deve evitar ao criar um plano de negócios
Durante o processo de criação de um plano de negócios muitos erros podem ser cometido. Por isso é importante fazer uma revisão para se certificar de que todo seu plano está adequado aos seus objetivos.
1 – Não definir bem o negócio
A falta de informação no plano de negócios é um erro grave. Questões como: o público-alvo da empresa, a região de atuação e analise mal elaborada de mercado, acabam prejudicando todo o planejamento. Quando não se tem muita experiência nesse assunto, o ideal é buscar ajuda de um consultor ou com algum empresário do setor.
2 – Deixar levar pelo emocional
É normal que o empreendedor se apaixone pelo seu negócio. No entanto, no momento de desenvolver um plano de negócios, o melhor é analisar friamente se é realmente viável e rentável.
Não enxergar a realidade pode atrapalhar a formulação do plano. Então, mantenha os pés no chão e as ideias bem organizadas.
3 – Errar nas contas
O capital de giro é uma informação que não pode faltar, já que essencial para a manutenção do seu negócio. Mantenha metas ambiciosas, mas preserve o caixa e não abuse nos gastos.
Outro erro é não identificar os prejuízos que a empresa possa vir a ter. Muitas vezes, a receita nos primeiros meses não atinge o valor esperado e a empresa fica no vermelho.
Recomendações gerais sobre planos de negócios
Tudo que você precisa saber sobre plano de negócios. Abaixo citaremos algumas recomendações gerais para o desenvolvimento desse documento.
– Quando o negócio é inovador, o plano deve ser ajustado conforme as ações que ocorrerem e as oportunidades que forem aparecendo.
– Um plano de negócios não deve ser estático, pois tende a ser alterado com o tempo. Isso porque sempre há alguns ajustes e correções a serem feitas.
– Não descuide da apresentação do plano de negócios, pois ele é o seu “porta voz”. Por isso deve ter boa aparência, as ideias devem ser claras, objetivas e organizadas de maneira que seja fácil compreende-las.
– Quem pretende conseguir sócios ou fornecedores pode usar o plano de negócios para apresentar sua proposta. Até mesmo para pedir financiamento em bancos ele pode ser útil.
Dica final – Explique por que seu negócio é único
As formas de como fazer um plano de negócios variam e envolvem a análise dos pontos fortes e fracos de seus concorrentes. Então, uma vez identificado você pode justificar por que seu negócio é único.
Por fim, você deve distinguir-se da multidão para aumentar a oportunidade de investimento. Neste ponto, você também pode incluir as habilidades de sua equipe para mostrar que seu negócio tem valor. Ou seja, referir-se as seguintes informações:
– Como será feita administração da empresa? Quais as qualificações do profissional responsável.
– Descrever a formação e experiência de cada membro da equipe.
– Esclarecer como você fará para cobrir as principais áreas de produção, vendas, marketing, finanças e administração.
– Incluir as atividades de gestão administrativa, como vendas, controle de estoque e controle de qualidade.
– Analisar a localização da empresa e as vantagens e desvantagens do ponto de atuação.
Veja também: Negócio de consultoria: o que saber antes de entrar